Powered By Blogger

domingo, 31 de outubro de 2010

Projetos de gaveta


Nesta seção proponho descrever projetos nos quais trabalhei, alguns deles não passaram de:

  1. Simples idéias que nem mesmo saíram do papel
  2. Protótipos
  3. Pararam por falta de patrocínio
  4. Foram doados como colaboração científica
  5. Aproveitado parcialmente
  6. Foram lançados pelas empresas em que trabalhei
  7. Geraram patentes
  8. Outros

Mantendo um padrão de edição:

  • Título do projeto
  • Breve descrição
  • Classificação conforme números acima


Vitrificação de superfícies metálicas para eliminação de ferrugem.

Consiste em aproveitar a água percolada em superfície enferrujada como catalisador de cura de resina vítrea. Evitando desta forma que água disponível sobre a superfície permita que a ferrugem possa evoluir
Os testes foram feitos usando placas recém pintadas com corte em X com estilete submetidas a envelhecimento acelerado por salt- Sray, para leigos promovemos um enferrujamento forçado.
A resina vítrea foi aplicada sobre a superfície enferrujada e depois de vitrificada não houve mais evolução da ferrugem
As placas foram submetidas a testes em água do mar por mais de 3 anos sem qualquer alteração.Objetivo recomendar para revestimento de navios ou plataforma marítima.
Este mesmo projeto foi usado para cristalização de ferrugem dentro de canos em área portuária. A resina vítrea foi injetada dentro de canos enferrujados e tivemos como resultado diminuição do diâmetro interno dos canos porem a evolução da ferrugem foi interrompida definitivamente.
Classificação 3



Solução aglutinante e desaglutinante para barro
Este produto foi inicialmente desenvolvido para evitar desplacamento de barro na furação de poços. Assim quando se faz perfuração de poços se injeta o produto nas paredes a medida em que a broca perfura. Quando a broca é retirada ocorre desmoronamento . com o uso deste produto o desmoronamento não ocorre.
O produto depois de aprovado em poços de água passou ser usado em perfuração de petróleo poços mais profundos
Aproveitando as propriedades de aglutinação e desaglutinação de barro testamos o produto da seguinte forma: Bolinhas de barro com e sem produto simplesmente jogadas em recipiente com água e foi verificado que as bolinhas com o produto não dissolve enquanto a outra bolinha dissolve de imediato. Novos testes foram feitos usando água em fluxo corrente e as bolinhas igualmente resistiram
Próximo paço, usamos o produto na compactação de estradas rurais onde após a compactação do barro não houve mais formação de lama.
Outro uso testado foi a inversão da propriedade compactante para descompactante. Assim pode em condições seguras provocar desmoronamento. Qual a utilidade disso?

Em locais onde é necessário remoção de um barranco ou de uma pedra em encostas a injeção do produto desaglutinante permite desmoronamento controlado ou remoção de pedras.
Pensando de modo contrario, com o produto aglutinante pode se evitar desmoronamento de pedras ou de encostas.
Classificação 5



Um comentário:

  1. Embora não tenha a mínima intenção de comentar seus maravilhosos projetos saídos ou não das gavetas, os que foram doados, os que simplesmente pararam por falta de patrocínio, etc...queria deixar aqui minha admiração pelo seu trabalho...também me formei em química e embora tenha trabalhado no ramo de tradução, entendo um pouquinho do ramo...Parabéns pelos trabalhos...Beijos da Rô

    ResponderExcluir